Política, eleições e participação dos cidadãos
Política, eleições e participação dos cidadãos
De acordo com o relatório do IESE a representação e a participação política estão entre as áreas mais problemáticas e a questão do papel das eleições é central.
As eleições continuam a ser uma das instituições-chave da democracia representativa e continuam a ser o mais importante instrumento de legitimação do poder político e do governo.
Segundo Osório e Macuacua a participação política é um efeito da “produção” das pessoas como actores sociais, com vontade e oportunidades de intervir. O interesse pela política passa, assim, pela criação do actor social e pela dinâmica dos movimentos sociais que levam as instituições democráticas a recomporem-se.
Osório e Macucua consideram que o sistema eleitoral, pode influenciar na fraca participação, na medida em que os eleitores não sentem que o seu voto oriente a governação: mesmo as pessoas cuja pertença partidária seja forte e inserida em redes sociais de apoio a um partido político podem sentir-se desmotivadas, se não houver alternância nos candidatos apresentados pelos seus partidos. Nesta tensão entre lealdades partidárias e sancionamento da má governação. Os estudantes do ensino superior tem mais interesse em participar na política, devido a benefícios que isso pode lhes trazer, argumentam os autores supracitados.
Fontes:
IESE.Política, Eleições e Participação dos Cidadãos.
Osório,C. Macuacua,E. Participação política de mulheres e homens em contexto eleitoral.Maputo.WLSA MOÇAMBIQUE,2015.
Comments
Post a Comment