Protestos e eleições
Protestos, conflitos e eleições
A campanha eleitoral em curso, traz consigo um novo cenário, protestos recorrentes.
Os protestos normalmente são um meio de demostrar a insatisfação perante uma determinada situação, no entanto, nem sempre esses protestos trazem mudanças.
A recenseamento eleitoral findou a 3 de Junho, e de seguida iniciou a campanha eleitoral, contudo, consta-te uma série de protestos, a título de exemplo, a 29 de Março, os trabalhos no Parlamento haviam sido interrompidos depois de protestos da bancada da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), principal partido da oposição, devido a alterações feitas na lei eleitoral propostas pela FRELIMO.
Ademais, os partidos políticos da oposição MDM, representado no parlamento, e o extraparlamentar Nova Democracia saíram à rua na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, para protestar a forma como decorreu o processo eleitoral de raiz marcado por várias irregularidades, onde os mesmos condenaram as irregularidades que marcaram o recenseamento eleitoral de raiz, que decorreu de 20 de Abril a 03 de Junho.
Espera-se com esses protestos um cenário novo, com mais liberdade de expressão, e eleições transparentes, livres e justas.
Fonte:
https://www.rfi.fr/pt/mo%C3%A7ambique/20230611-mo%C3%A7ambique-oposi%C3%A7%C3%A3o-saiu-%C3%A0-rua-para-protestar-contra-processo-eleitoral
https://www.dw.com/pt-002/protestos-interrompem-sess%C3%A3o-do-parlamento-mo%C3%A7ambicano/a-65165659
Comments
Post a Comment