Processo Eleitoral: campanha eleitoral

 

Campanha sobre processo eleitoral: a campanha eleitoral 

A campanha eleitoral é uma fase que se caracteriza pela interação entre os canditados e eleitores, onde os candidatos expressam todas as suas possíveis futuras acções, como políticas publicas,  com vista a ganhar o apoio dos eleitores.  

Em Moçambique tem se verificado desigualdades de oportunidades nos partidos políticos, o que por sua vez, condiciona toda campanha eleitoral.

Em Moçambique a campanha eleitoral tem apresentado vários irregularidades, segundo o relatório Missão da Observação Eleitoral da União Europeia em Moçambique, constatou que há limitações às liberdades de reunião e de circulação dos partidos da oposição, inclusive graves impedimentos às actividades de campanha, com bloqueio de acessos a estradas ou ocupação de locais previamente anunciados. Ademais, verifica-se inclusive incluindo o uso injustificado de recursos do estado, de mais escolta policial e maior cobertura nos meios de comunicação social do que os seus adversários favorecendo assim o partido no poder.

Importa referir que lei eleitoral impõe requisitos específicos quanto à transparência e prestação de contas relativas ao financiamento público para a campanha, porém tem se notado imparcialidade neste processo, segundo a MOE, nas eleições de 2019, o financiamento para os partidos pequenos foi tardio, o que de certa forma, prejudicou a campanha eleitoral dos mesmos. Entretanto, os partidos políticos podem receber financiamento do privado, porém, em alguns casos este financiamento pode gerar o " clientelismo" ou por outra a "troca de favores".

Fonte: https://vademecumbrasil.com.br/palavra/campanha-eleitoral

Missão de Observação Eleitoral da União Europeia em Moçambique. Relatório final, 2019.

Comments