Campanha eleitoral: média, partidos políticos, candidatos


Tema: Campanha eleitoral: media, partidos politicos, candidatos.


As campanhas eleitorais são momentos privilegiados da vida política democrática, onde se encetam esforços para transmitir mensagens e persuadir através da comunicação política.

Os media são, nas sociedades mediatizadas, a principal forma de contato dos eleitores com a política, mas, mais do que transmissores neutros das mensagens políticas, os media agem sobre a forma e o conteúdo da política.

 Consideram-se dois níveis de influência dos media, um primeiro sobre as formas de fazer campanha e de transmitir as mensagens, e um segundo sobre os eleitores, na construção de imagens e percepções que estes têm da política e dos políticos e no comportamento eleitoral.

As interações entre eles são essenciais para determinar o curso dos acontecimentos.

Os media são importantes fontes de conhecimento e de apreciação acerca da forma como se desenrolam os processos  eleitorais, porque dão a conhecer as últimas notícias e permitem ao eleitor saber como decorre a campanha dos vários candidatos e partidos.

Os candidatos necessitam dos meios de comunicação social porque o eleitorado espera que os jornais, a televisão e a rádio lhes forneçam informações sobre a campanha e os candidatos.

Desta forma, os candidatos sabem que a sua presença nos media pode facilitar a transmissão da sua mensagem. Além disso, o fato de conseguirem exposição nos media confere-lhes visibilidade e, no caso dos serviços informativos, alguma credibilidade à sua mensagem, através do processo de mediatização.

Este processo pressupõe que a mensagem eleitoral passou pelo cunho de veracidade dos jornalistas, ou seja, recebeu o tratamento jornalístico de verificação. A questão do descrédito de que sofre, atualmente, a classe jornalística é um outro problema, que carece de atenção própria.

Fonte :

PORTO, Mauro (2004). "Enquadramentos da mídia e política", em RUBIM, Albino (org.). Comunicação e política, conceitos e abordagens Salvador: EdUFBA/ Unesp.

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